19/12/2013 às 11h55 - Atualizado em 19/12/2013 às 11h55

Confira dicas de comidinhas especiais para os bebês no Natal

Fabrícia Kirmse
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoEstá com bebê pequeno em casa ou na família? Saiba que ele também pode ter uma comidinha de Natal especial, sem comprometer a dieta saudável que é tão importante para a criança nessa fase inicial da vida.

A Sempre Materna, especializada em cursos para gestantes, mamães, bebês, cuidadores e vovós, criou receitas diferenciadas e equilibradas que, certamente, vão agradar os pequenos na noite de Natal.

Se o bebê tiver mais de seis meses, já pode participar da ceia com papinhas especiais para a ocasião. Mas é preciso atenção a alguns detalhes. Evite alimentos açucarados e gordurosos e também os ricos em sódio. Não demore a dar comida ao pequeno. Ele não precisa esperar a hora da ceia. Se for dar algum alimento novo para a criança experimentar, ofereça em pequena quantidade, já que o organismo dela ainda não está habituado.

Confira as dicas da nutricionista especialista em gestantes, mamães e bebês, Keila Cristiuma, da Sempre Materna

Temperos:  Vá com calma: É fato que muitas famílias não vão resistir e darão algumas delícias natalinas para seus bebês provarem. Mas, é preciso ter cuidado para não exagerar com os temperos. Nem tudo o que nós ingerimos e colocamos no preparo dos alimentos é indicado para os pequenos como, por exemplo, pimenta-do-reino. Por outro lado, use a criatividade para elaborar deliciosos sucos com as frutas da época;

O que evitar na ceia do bebê: Excesso de sódio não é bem-vindo e o açúcar também não. Esses ingredientes podem atrapalhar essa nova fase da vida do bebê que é a introdução de novos alimentos. Fuja de pratos preparados com açúcar, mel, creme de leite e carne de porco. Agindo assim você reduzirá as chances de reações alérgicas;

Respeite a saciedade: Se até nós comemos demais no Natal, isso não é impossível de acontecer com os bebês, caso ele prove algo novo de que gostou muito. Então, mamães, é responsabilidade de vocês reconhecerem quando seus filhotes estão alimentados. Aí, é hora de distraí-lo com uma brincadeira para que a comilança seja encerrada;

Horário da ceia: Bebês não devem esperar a meia-noite para jantar. Os pequenos devem seguir a mesma rotina de sempre.

Receitinhas saborosas e saudáveis

Papinha de batata e peru
Para bebês de 7 a 9 meses. Rende aproximadamente 300 gramas.
Ingredientes
100g de peru cozido e cortado em cubinhos;
200g de batata cozida;
Água para processar.

Preparação:
Coloque metade do peru e da batata em uma vasilha e acrescente a água necessária para processar. Utilize um mixer de alimentos para obter a consistência de papinha. Repita o processo com a outra metade dos ingredientes.

Cuscuz de frango
Para bebês de 9 a 12 meses. Rende aproximadamente 4 porções.

Ingredientes:
100g de cuscuz;
20g de manteiga;
50g de alho-poró picado;
50g de peito de frango sem pele e cortado em cubos;
25g de cenoura descascada e em rodelas;
200ml de caldo de frango sem sal.

Preparação:
Derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho-poró. Acrescente o frango e mantenha no fogo até que esteja cozido. Enquanto isso, cozinhe a cenoura até que ela amoleça (aprox. 10 min). Em uma panela fora do fogo, dissolva o caldo de frango em água fervente. Acrescente o cuscuz e deixe descansando por 3-4 minutos. Revolva um pouco com um garfo e acrescente o frango e a cenoura cozida. Para que fique menos consistente, bata tudo no liquidificador até que fique como uma papinha.

Frango com damasco
Para bebês de 7 a 9 meses. Rende 200 gramas, 3 porções.

Ingredientes:
1 peito de frango pequeno em cubos (aprox. 70g);
4 damascos secos;
1 chalota (ou cebola pequena);
1/2 canela em pau.

Preparação:
Pique a chalota. Refogue-a junto com os damascos e o frango em um pouco de azeite de oliva. Cubra com água e adicione a canela. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até que os damascos amoleçam e o molho engrosse. Retire a canela. Misture tudo no liquidificador até obter consistência encorpada. Sirva com purê de batata.

Papinha rápida de banana e pêssego
Para bebês de 6 a 7 meses. Rende 250 gramas, 4 porções.

Ingredientes:
1 banana madura pequena (aprox. 100g);
1 pêssego grande e bem maduro (aprox. 150g), descascado e cortado em pedaços (ou meia lata de fatias de pêssego natural).

Preparação:
Descasque a banana e corte-a em pequenos pedaços. Coloque-os com as fatias de pêssego em uma vasilha e acrescente uma pequena quantidade de água ou de suco de pêssego. Misture no liquidificador até que se torne uma papinha.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014