20/12/2013 às 14h12 - Atualizado em 20/12/2013 às 15h5

Moradores do Norte do ES aproveitam período de trégua da chuva para limpar casas

TV Vitória
Redação Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaAs fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última segunda-feira (16) deixaram muitos prejuízos, principalmente na região Norte.

Em Barra de São Francisco, um dos municípios mais afetados, a chuva deu uma trégua na noite desta quinta-feira (19) e os moradores aproveitaram para limpar as casas e tentar recuperar o que não foi perdido na enchente.

Já em Nova Venécia, onde uma pessoa morreu, o rio Cricaré transbordou e as duas pontes ficaram submersas. Uma passarela que existia na cidade desmoronou. De acordo com moradores, para atravessar do Centro para a outra parte da cidade, foi preciso dar uma grande volta.

Veja fotos dos estragos causados pela chuva no Estado

As ruas próximas à rodoviária do município foram totalmente tomadas pela água da enchente. Segundo moradores, o nível da água subiu aproximadamente três metros. Lojas, lanchonetes e supermercados fecharam as portas após os prejuízos deixados pela chuva.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, até a manhã desta sexta-feira (20), três pessoas morreram em consequência das chuvas e cerca de 19.776 precisaram deixar suas casas.

Cerca de 3.225 estão desabrigadas e 16.551 estão desalojadas. Dos 40 municípios afetados, 22 municípios estão elaborando documentação para decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública, devido às fortes chuvas: Água Doce do Norte, Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Viana, Conceição do Castelo, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Ibatiba, São Gabriel da Palha, Pancas, Vila Pavão, Linhares e Mantenópolis.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014