4/12/2013 às 19h24 - Atualizado em 4/12/2013 às 21h1

Secretário de Vitória fica na UTI após cirurgia no coração

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Reprodução TV VitóriaO Secretário de Cultura de Vitória, Alexandre Lima, passou por uma cirurgia cardíaca durante a tarde desta quarta-feira (04). A operação durou mais de quatro horas e segundo os médicos, o resultado foi satisfatório.

De acordo com a assessoria do Hospital Evangélico, onde o secretário está internado, os cirurgiões explicaram que Alexandre Lima teve uma dissecção de aorta (tipo A), que é considerada uma “catástrofe vascular”.

A cirurgia, chamada tecnicamente de “aneurismectomia de aorta ascendente”, consiste na interposição de um tubo valvado inorgânico que permite o re-implante das coronárias. Eles explicaram ainda que uma das camadas da aorta se rompeu (a interna) e o sangue, com isso, foi desviado do trajeto normal.

Com a realização do procedimento, os cirurgiões informaram que foi possível redirecionar o fluxo sanguíneo para o “caminho correto”.  A causa, segundo o médico, pode ter origem na arteriosclerose, e em boa parte dos casos leva a morte.

Após sair do centro cirúrgico, o secretário ficará em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até se recuperar por completo.

Segundo a Secretária de Comunicação, Margô Devos, Alexandre Lima passou mal na última sexta-feira (29) durante uma reunião que aconteceu na Prefeitura de Vitória. Como o prefeito da cidade, Luciano Rezende, é médico ele recebeu os primeiros socorros dele.

O secretário foi orientado pelo prefeito a procurar um cardiologista. De acordo com Margô, Alexandre Lima passou o final de semana em casa e teve o diagnóstico da gravidade do problema apenas na terça-feira (03).
 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014